quarta-feira, 7 de abril de 2010

Confie em si mesmo!!


Há alguns dias, uma conversa no trabalho me deixou um pouco intrigada. Não sei se intrigada
com a forma de pensar que algumas pessoas têm ou se intrigada com o próprio assunto em si. Conversávamos sobre valer a pena acreditar em si mesmo quando um colega fez um comentário que me fez refletir sobre o assunto.
Sempre acreditei em mim mesma e acho que isso, mais do que qualquer coisa, é o fundamental para o sucesso tanto profissional como pessoal.O fato é que a maioria das pessoas, ao olhar para o topo de um objetivo e acreditar ser o topo muito além do que imaginava, desiste antes de tentar por se achar incapaz de alcançá-lo. Para mim, tal atitude corresponde apenas á pessoas fracas, acomodadas e conformadas com a vida que levam, o que não é o meu caso!
Acredito em mim sem nenhum limite, já passei sim, por situações onde ao olhar para um objetivo chegar a pensar que não seria capaz, mas desistir não. Sempre vou até o fim, até mesmo para testar minha capacidade e conhecimento.
Dois casos na minha vida já me mostraram que assim como todas as pessoas eu sou capaz de atingir minhas metas apenas focando meu objetivo e só descansando após conquistá-lo. Exemplo disso foi a prova da Etec que, sinceramente, acreditava que nunca iria passar. Estudei, e no fim, passei em segundo lugar concorrendo com 3 mil pessoas 40 vagas para o curso de Turismo. Outro exemplo foi a dinâmica para professores de espanhol da Fisk, onde no meio de brasileiros, argentinos e até nativos espanhóis,concorrendo a apenas uma vaga e me sentindo lindamente ridicula,apresentei 3 aulas de gramática, vocabulário, verbos de primeira e segunda conjugação regular e irregular e nacionalidades. Ufa!! Julgava que os outros candidatos eram mais capacitados que eu, mas mesmo assim, estudei, treinei e consegui. E não por ser melhor que ninguém e sim por dois motivos, o primeiro é que se você tem o dom e gosta de fazer algo você é muito melhor do que alguém que faz por obrigação e sem amor ou vontade alguma. Segundo porque ACREDITEI EM MIM MESMA, pensei: Vou estudar e vou conseguir!!
Assim estava eu e minhas amigas conversando sobre o assunto quando um colega argumentou que acreditar em si mesmo não vale a pena, pois muitas pessoas com apenas 18 anos já fazem duas faculdades, viajaram pelo mundo, falam 5 idiomas e que o futuro é deles e não das pessoas que fazem uma "UNICIDIZINHA" ou um cursinho de inglês no Cna ou até de espanhol na Fisk, rs. Que o máximo que os "UNICIDIANOS" ,"UNINOVIANOS" ou até os que nem faculdade cursaram, vão ter é um trabalhinho ai pra ganhar uns mil reais, um vale transporte e quando muito um vale refeição de 6 reais por dia e que "ACREDITAR EM SI MESMO" é ILUSÃO, é sonhar com o impossível.
Sou contra a essa opnião, existe uma grande diferença entre ILUSÃO e FÉ EM SI MESMO. Acreditar que você consegue é lutar pelo objetivo, agora iludir-se é viver esperando que algum executivo te veja na rua, olhe sua aura azul cintilante, seu lindo sorriso,pense:"Esse cara é foda",te pare e te ofereça 10 mil reais por mês e de beneficios vale refeição, vale alimentação, um carro abastecido, casa, comida, roupa lavada e tratamento dentário!!!!
Agora eu pergunto: Como ainda há pessoas que pensam dessa forma com tantos exemplos VIVOS em nosso país como até mesmo nosso presidente Lula?? Ou exemplos de pessoas doentes, com alguma deficiência física que trabalham, estudam, vivem sem reclamar e são até muito mais felizes do que nós, ricos de saúde e perfeição? Quer dizer então que, os mais pobres por exemplo, nunca terão chance de achar seu lugar ao sol e mudar sua história pelo fato de não ter maiores oportunidades na vida?
Não me refiro a esse assunto somente com base na área profissional, mas também pessoal, o que na minha opinião, é muito mais importante, pois se não estamos felizes com nós mesmos nunca seremos felizes com nada.
Acredite em VOCÊ...
Como dizia o poeta Renato Russo: Se vc quiser alguém em quem confiar... confie em si mesmo!!!
Que me desculpem os que são contra!!!

6 comentários:

  1. ola nossa tu escreves muito bem amei a tua atitude em confrontação a politica do teu pais mas acredita que aqui em portugal é a mesma coisa ou pior minha linda amei esse espaço felicidades para ti beijos

    ResponderExcluir
  2. Olá Mariana, apesar de seres ainda bastante jovem, falas ai como uma pessoa já com bastante
    experiência de vida, eu também acho que é fundamental para o sucesso, a pessoa acreditar nela, se não ninguém acredita.
    Parabéns.

    um beijo,
    José,

    ResponderExcluir
  3. Agradecendo tua visita, vim conhecer teu espaco e te confirmar (talvez nem precises disso) que a tua maneira de pensar é a mesma das pessoas que vencem na vida. E, podes crer que, teu filho seguira o caminho do sucesso se continuares com toda essa persistência. Além disso, o ser humano é o espelho de seu pensamento ( acabei de criar), eheh. Mas é assim que também tenho pautado minha vida. E acho sim, que o auto respeito é o principio disso tudo. Nunca, jamais devemos nos anular.Nem baixar a cabeca diante dos nascidos riquinhos. Meu pai foi criado sem mae e sem pai. E venceu. Foi pioneiro no transporte de cargas pesadas no Amapa porque ele seguiu a visão dele; Teu colega precisa ler as biografias de grandes homens. Além de nosso presidente, Lincoln, dos EUA também é um exemplo. Ele era de familia de uma lenhadores. Apareca sempre.

    ResponderExcluir
  4. Olá Mariana! Parabéns! Bela crônica e muito boa sua postura diante da vida. Vais vencer com certeza! O que diferencia o que alcança o topo, daqueles que ficam em baixo, é o tamanho do seu sonho!
    Abraço forte e um belo findi!

    ResponderExcluir
  5. Olá Mariana excelente reflexão.Se nós não acreditarmos em nós mesmo quem é vai,não é mesmo.
    Bjs!

    ResponderExcluir
  6. Não podemos mesmo deixar influenciar por pessoas que não acreditam em si mesmas! Desanimar as vezes, é uma coisa, é até normal e aceitável, mas dizer que acreditar em si próprio é uma ilusão, ai já é demais!
    ***
    Acho que se essa pessoa continuar pensando assim, ele que não vai pra frente nunca!

    ResponderExcluir