terça-feira, 22 de setembro de 2009

Narciso e o Lago


Oscar Wilde


Oscar Wilde

em


Poemas Em Prosa/O discípulo.



Quando narciso morreu o lago de seus arroubos de prazer converteu-se de ânfora de água doce em ânfora de água de lágrimas salgadas.

E as Oréades vieram chorando pelo bosque a cantar junto do lago para consolá-lo.


E ao ver com o lago se havia transformado em ânfora de água doce em ânfora de água de lágrimas salgadas, soltaram as madeixas verdes de suas cabeleiras e gritaram para o lago, dizendo-lhe:


-Não nos surpreende que chores assim por Narciso, que era tão belo


-Mas Narciso era belo?_perguntou o lago.


-Quem melhor do que tu poderia sabe-lo?_responderam as Oréades.

_Ele nos desdenhava, mas cortejava-te, e deitado em tua margem,contemplava-te e no espelho de tuas águas mirava sua própria beleza.


E o lago respondeu:


-Eu amava Narciso porque, quando se inclinava na minha margem e me contemplava,no espelho de seus olhos sempre via minha própria beleza refletida.



Diz o senso comum que uma pessoa Narcisista é aquela que se ama extremamente ao ponto de ignorar o próximo sendo apático ao sentimento alheio e a tudo o que o rodeia.

Porém, no meu ponto de vista uma pessoa Narcisista não se ama, e sim é apática a tudo e a todos por insegurança própria e medo de decepcionar as pessoas com o que realmente é.


Inseguras por acharem que não são capazes de viver em sociedade elas acabam se isolando e se afastando das pessoas, com raiva do mundo por se sentirem assim. Pessoas assim precisam de sérios tratamentos. Na psicologia isso é muito bem explicado mais ou menos dessa mesma forma como estou passando á vocês.


O Narcisista vive buscando uma certa "aceitação" dele com ele mesmo, daí a frase: Narciso acha feio tudo o que não é espelho.

Liríope (mãe de Narciso) consulta a Tirésias, perguntando ao mesmo por quanto tempo seu filho vivería. Então, Tirésias a responde: se não se conhecer.... se não se vir....

E então quando Narciso se reconhece nos espelho das águas do lago a previsão de Tirésio se concretiza pois é ai que Narciso se conhece,vê com seus próprios olhos o que realmente é e sente que é hora de mudar.... mudar com a vida, com as pessoas.

2 comentários:

  1. Histórinha linda. Lembrando tb que Narciso apreciava tanto sua beleza refletida no lago, que acabou por se afogar... Olha só, boas analogias, uma história mitológica, porém atual, pois devemos levar como aprendizado.

    ResponderExcluir
  2. Essa historinha é tudo... Desculpa estar invadindo seu espaço gostei do seu blog, resolvi te seguir...Tomara q curta o meu tbm e esteja sempre por la...Bjuu

    ResponderExcluir